sábado, 6 de fevereiro de 2010

Ciência

Olá pessoas como passaram essa semana? Espero que bem! Na terra de Bach as coisas continuam as mesmas, com a diferença que estou com uma nova aparência... É isso aí, após 4 meses por essas bandas resolvi cortar o cabelo! Já estava me enchendo o saco aquele cabelo na cara.
Bom, mas vamos direto ao assunto, já que no post anterior disse que iria explicar as minhas motivações e objetivos nesse blog. Para começar, o nome do blog é uma expressão cultural estadunidense que significa "Não enrola, diga logo!", "Seja direto" ou melhor "Chega de enrolar e vá direto ao assunto". Essa é a idéia do blog, ser direto e preciso no que penso e ao mesmo tempo expor novas idéias sobre ciência, política e sociedade. Além disso, quero transmitir a todos que não podem estar comigo nessa jornada as minhas experiências vividas.
Vamos ao primeiro assunto então: Proteoma.
No meu primeiro post coloquei que estou numa área da ciência chamada de PROTEOMA (em inglês Proteomic), mas o que de fato significa isso? Se vocês se lembrarem do projeto GENOMA tudo fica mais fácil. Como vocês sabem o projeto GENOMA tinha o objetivo de fazer o mapeamento dos GENES humano na tentativa de compreender a origem de algumas doenças e/ou cura para a mesma. Após um extenso período de pesquisa, o que foi descoberto? Que o GENOMA humano apresenta uma enorme semelhança com os GENOMA de outros animais como mosca, grilo, boi, macaco e etc. Não estou desmerecendo o Projeto Genoma, mesmo porque o sequenciamento dos nucleotídeos tem uma grande importância para compreender as possíveis falhas no processo da transcrição o que em outras palavras permite prever se existe ou não a possibilidade de ter uma doença hereditária, por exemplo. O fato é que a complexidade dos seres vivos não se resume a sequência de nucleotídeos. É necessário compreender como essa sequência está expressa, no metabolismo de um ser vivo.
Com o pareamento de 23 cromossomos da mãe e mais 23 cromossomos do pai (para humanos) inicia-se a vida. A formação da primeira macromolécula, DNA, é onde tudo começa. Em seguida o DNA sintetiza todas as organelas necessárias para a replicacao, chamamos esse conjunto de organelas de... Célula. Dentro da célula existe uma organela conhecida como Ribossomo. Esse é responsável por "codificar" a informação trazida pelo RNA transportador (tRNA) do DNA (através do mRNA), onde cada CODON (sequência de 3 nucletotídeos) dá origem a um aminoácido. Dentro do ribossomo uma sequência de aminoácido é formada dando origem a longas cadeias de aminoácidos, conhecidos como peptídeos e posteriormente, uma PROTEÍNA. Isso mesmo! Famigeradas protéinas, fonte de energia do nosso corpo, as quais têm uma variedade de funções: catalíticas (enzimas), transporte (proteinas transmembrana), estrutura (colágeno) e etc. O que eu quero dizer com tudo isso é que quem controla o QUANTO de proteína vai ser produzida e QUAL proteína vai ser produzida é o DNA, ou seja, informação genética. Porém, o QUANTO de QUAL proteína está sendo produzida é o que nos faz entender como nosso organismo está funcionando. Portanto PROTEOMA é o estudo QUANTITATIVO e QUALITATIVO das proteínas expressas pelos GENES. Para resumir, constumo dizer que GENOMA é o quanto você se parece com seus pais e PROTEOMA é o que te faz ser diferente.
Bom galera, essa semana o tópico pode ter sido um pouco chato, mas como estou começando o blog agora, era necessário esclarecer pelo menos a área de pesquisa que estou atuando, né? hehehehe
No próximo post haverá mais chances para discussão... pois o tópico será SOCIEDADE.
Abraços e até a próxima semana.

3 comentários:

  1. Até me ajudou a entender melhor...Boa semana, estou aqui!!
    AMO

    ResponderExcluir
  2. Oi, Feo,
    Eu ainda nao vi seu cabelo cortado e confesso que estou apreensiva, pois nao tenho noticias sobre como os alemaes funcionam com as tesouras!
    Bem, como seu blog se chama "Nao enrola va direto ao assunto" vamos ao que interessa: os cientistas bem como a media do mundo inteiro fizeram um barulho imenso sobre o projeto Genoma, argumentando o quanto a ciencia e a humanidade seriam beneficiados com os resultados descobertos. O barulho foi tao grande que eu que nao faco parte desse meio, conheco pelo menos a linha mestra desse projeto e alguma coisa a mais, superficial e claro! Voce fez uma bela explanacao sobre o objeto de seu estudo, o Proteoma, mas as questoes sao:
    - que beneficios as possiveis descobertas trazem a ciencia e humanidade?
    - por que esse estudo nao e tao divulgado como o Genoma?
    Voce percebeu que eu nao preciso esperar o proximo topico para criar discussao, ne?

    Beijos,

    daquela te admira e adora!

    ResponderExcluir
  3. Po.. 24 para com estes lero lero e vai estudar mano.... fica perdendo tempo com estas paradas ae... huahuauauauhahua
    Ainda mais q vc escreveu quase q um livro ae...Demais hein...!!!!
    Tio ..acho q vc tah com tempo sobrando ae..pra ficar escrevendo essas suas viagens ae.. hehehehe
    Vou te falar...viu!!! vc naum eh a Ave Maria mais eh cheio das Graças neh... hauhauhauhauhahahahuha

    Soh vc mesmo mano!!!

    ResponderExcluir